.

.

13/03/13

As amigas da noiva: Bridesmaids

Olá pessoal!



Hoje quero divulgar um pouquinho sobre o modo diferente usado para o cortejo de casamento nos Estados Unidos e Europa. Lá os padrinhos não são casais como vemos por aqui, a noiva tem as suas madrinhas (bridesmaids e made of honor) e o noivo tem os seus padrinhos (groomsmen e best man).


Made of Honor

É a madrinha de honra, ela é a madrinha principal. É ela que segura o buquê da noiva durante a cerimônia, normalmente a escolhida é a melhor amiga da noiva.

Bridesmaids

São as Damas de Honra Adultas, a tradução de Bridesmaid é Auxiliares da Noiva. Em geral são as melhores amigas da noiva, irmãs e/ou primas, todas solteiras.

Função delas:
As bridesmaids e a made of honor são fiéis escudeiras da noiva desde a preparação do casamento até o grande dia.


Na preparação do casamento elas ajudam a noiva a escolher os detalhes de decoração, convite, escolha do vestido da noiva etc. Elas também são responsáveis por organizar o chá de panela e despedida de solteira. E no dia do casamento arrumam-se junto com a noiva, ajudando-a ficar calma e resolvendo qualquer imprevisto que possa acontecer.

Elas ficam com a noiva até instantes antes da sua entrada.



Trajes

Segundo o costume as moças usam trajes iguais, todos da mesma cor. Caso queira adotar a ideia no seu casamento pode sugerir uma cor e cada uma faz o modelo de vestido que lhe fique melhor.

O vestido pode ser longo ou na altura dos joelhos. Se cada uma usar um modelo diferente eles devem seguir uma linha, isto é todos longos ou todos na altura dos joelhos.


Nos Estados Unidos é a noiva que fica responsável pelos custos dos vestidos. O que pode ser feito pra facilitar a vida de todos é a noiva oferecer o tecido (assim eles seguirão o padrão) e cada bridesmaid fica responsável por fazer o seu vestido. Se a noiva estiver fazendo seu vestido sob medida pode negociar com a loja ou estilista o valor dos vestidos das damas.


Buquês

Cada uma delas leva um buquê, com flores semelhantes ao da noiva, porém, em tamanho menor.




Quantas bridesmaids?
O ideal é ter entre 4 e 6 moças como bridesmais. Mais do que isso fica exagerado.

Cortejo
A entrada das Bridesmaids no cortejo acontece antes da entrada da noiva. Elas podem entrar em fila única ou em pares.

Lembre-se de escolher uma música bonita para a entrada das suas bridesmaids.




À brasileira

No Brasil temos o costume de ter casais de padrinhos e o uso das damas adultas não é tão comum, isso não significa que não seja possível tê-las. Se essa for a sua escolha, elas entram na cerimônia antes da noiva.





Sendo assim, a sugestão para a ordem no cortejo fica:

1.Entrada dos padrinhos (casais)

2.Entrada dos pais trocados

3.Entrada do noivo com a mãe

4.Entrada das crianças (floristas)

5.Entrada das damas de honra (bridesmaids/demoiselles)

6.Entada da noiva

Para cada um desses momentos é escolhida uma música.


Espero que tenham gostado!
Beijos a todos e até o próximo post!

1 comentário:

Comentários: