.

.

13/05/12

Concordo com Martha Medeiros e acrescento...


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
A admirável Martha Medeiros fala em um texto Fotos e Lembranças:
" O que eu quis dizer e não disse é que está ficando exagerada essa mania de documentar tudo: ninguém mais consegue ir a um show sem tirar várias fotos pelo celular, ter um filho sem filmar o parto, entrar na internet sem contar detalhes da vida íntima - putz, e aqueles caras que violentaram uma menina de 15 anos e filmaram tudo? É a maior prova de que algumas pessoas perderam toda a noção - até mesmo na hora de cometer um crime, a tentação da documentação se faz presente. Daqui a pouco as pessoas não vão mais conseguir lembrar do que foi vivido se não tiverem uma prova material. Festas, viagens, passeios... Se tudo isso não for fotografado ou filmado, terá acontecido mesmo?
*
Sei que a maioria vai discordar, mas é o que penso: eu gosto de tirar fotos, mas não dá para ficar obcecado com isso. Na última viagem que eu fiz ao exterior, não levei máquina, não tirei uma única foto. Sabe como registrei tudo? Escrevendo um "diário de bordo" pra mim mesma. Sempre faço isso quando saio fora, mesmo em viagens aqui pertinho, jogo rápido: escrevo sobre os lugares que fui, o que comi, quem encontrei, como estava o tempo, o que eu senti. É uma outra espécie de fotografia. E quando eu releio, anos depois, é como se eu estivesse vivendo tudo de novo, com a vantagem de lembrar de muito mais detalhes do que uma foto pode capturar, porque uma foto não registra sentimentos internos. Viva a fotografia, mas também é bacana exercitar a memória sem a ajuda de aparelhos."

E ainda acrescento... com o caso real: É exatamente assim...esses dias eu estava fazendo um casamento em cartório e o noivo estava com um tablet na mão. Isso mesmo o Noivo! No início achei que logo ele passaria para algum padrinho como sempre acontece... alguém acaba registrando esse momento para os noivos, quando eles não contratam fotógrafo. Mas pior... ele ligou o tablet e conforme eu ia fazendo a cerimônia o noivo ia mexendo no tablet... começou a tirar foto e acredito eu que logo deu algum problema e ele passou para um padrinho tentar resolver... este em seguida não conseguiu e devolveu para o noivo... que passou para a noiva e o aparelho nada de voltar a funcionar.... e a registrar nada.

Bom....final da história: aquele momento que deveria ter sido único, VIVIDO, perderam todo o tempo tentando registrar, fotografar. E depois que li a opinião de Martha passei a prestar mais atenção... e é exatamento assim... Os noivos não curtem o momento que é tão especial e único e se preocupam com a foto como se ela fosse mais importante do que vivenciar e ser feliz no agora!

*fica a dica: contrate um fotógrafo, combine com um amigo para tirar... se realmente quiser fotos e curta o momento tão especial da vida do vocês! É para ser único!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários: